Santo Amaro é uma das cidades que ficam nas bordas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma população de pouco mais de 15.000 habitantes, pertence ao município do mesmo nome e está nas costas nos PNLM, há cerca de 30 km do mar. É uma cidade que guarda todas as características de um povoado tipicamente maranhense. Suas casa, ruas, hábitos e costumes são bem típicos do Estado. O rio alegre que corta a cidade com suas águas mansas e rasas oferece um ótimo banho e pode-se também fazer um delicioso passeio caminhando pelo seu leito sinuoso.
Possui uma simples, mas boa infraestrutura para o turismo com pequenas pousadas, restaurantes, receptivos, agência do banco do Brasil e acesso asfaltado até a BR 402 que liga a cidade a São Luís.

Uma das particularidades de Santo Amaro, assim como do Atins, é que a cidade está bem próxima do PNLM. Numa caminhada de hora e meia se pode alcançar o Parque e visitar suas lindas e cristalinas lagoas. As principais lagoas e as mais visitadas porém, estão um pouco mais distantes como a lagoa das Emendadas onde se chega com 4 horas de caminhada. Não se assuste o trajeto é deslumbrante e alguns mergulhos nas lagoas durante o caminho acabam como todo seu possível cansaço. Outra lagoa mais próxima é a lagoa da Andorinha uma ótima opção para se visitar no por do sol e curtir todo o incrível visual.

Próximo de Santo Amaro existem ainda dois lugares espetaculares para se conhecer. A pequena vila de Bethânia as margens do rio alegre, na franja do PNLM, com uma praia muito agradável e uma comida nativa preparada com todo o carinho pelos moradores locais. Para quem tiver um pouco mais de tempo vale uma visita ao povoado de Travosa, há aproximadamente 25 km de distância, essa vila de pescadores, ainda bem primitiva, tem paisagem exuberantes que deixam o visitante a contemplá-la de boca aberta. Além da praia, praticamente deserta se pode banhar na lagoa da Travosa uma das mais belas da região. Se puder não perca.