Barreirinhas é a sede do município e por onde chegam a maioria dos viajantes que vêm visitar a região. É o principal ponto de entrada para os Lençóis Maranhenses.

Com uma população de  60.000 habitantes habitantes, foi fundada em 1871 e emancipada em 1938. Sua economia é baseada na pequena agricultura, pesca e turismo. Está situada a 260km da capital do Estado, São Luís, de onde se chega em aproximadamente 3:00 a 3:30h de viagem em automóvel ou 4:00h em Vans e 4:30 a 5:00h de ônibus convencional que sai da rodoviária de São Luís.

Em Barreirinhas existe um grande número de pousadas e alguns restaurantes. Todo o comércio da região se concentra ali, farmácias, minimercados, mercado público, padarias, papelarias, lojas de material de construção, etc. Há apenas três bancos operando na cidade, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Não há casas de câmbio, somente o Banco do Brasil é quem faz esse tipo de operação na cidade. Em Barreirinhas há também um hospital razoavelmente equipado, que garante os primeiros atendimentos básicos, escolas de primeiro e segundo grau, uma faculdade, delegacia, igrejas e o prédio da Prefeitura e das secretarias municipais.

De Barreirinhas partem os veículos 4X4 e as voadeiras (lanchas de alumínio) que levam os visitantes aos mais diversos passeios pela região. Daqui você consegue acesso para o Atins de voadeira ou veículo 4×4, mas atenção, convém você reservar esse transfer antecipadamente, caso contrário poderá não encontrar transporte disponível no momento de sua chegada ou ter que fretar um exclusivamente para sua viagem, o que sairá bem mais caro que os convencionais de passeio ou de linha.